O presidente eleito Lula toma posse neste domingo (01) como novo presidente do Brasil. A cerimônia começa na Catedral Metropolitana de Brasília, passa pelo Congresso Nacional e termina no Palácio do Planalto. Ainda não está claro quem será o responsável por passar a faixa ao novo presidente, já que o antecessor, o presidente Jair Bolsonaro, viajou para os Estados Unidos e o vice dele, o general Hamilton Mourão, já manifestou a intenção de não participar da cerimônia.
Confira o passo a passo da posse:
14h20 às 14h30: Lula e Alckmin chegam à Catedral Metropolitana de Brasília
14h30: Cortejo desfilará pela Esplanada dos ministérios até o Congresso. O trajeto tem 1,4 km
14h40: Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso. Eles estarão acompanhados das esposas, Janja da Silva e Lu Alckmin
15h: Sessão solene de posse (expectativa que dure entre 40 e 50 minutos)
A sessão solene será comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. Na Mesa, além de Pacheco, Lula e Alckmin, estarão o presidente da Câmara, Arthur Lira, o primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar, a presidente do STF, Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.
15h50: Ida ao Senado
· Após a assinatura do termo de posse, Lula e Alckmin vão fazer uma parada na sala de audiências do Senado, com previsão de durar cerca de 10 minutos.
· Em seguida, Lula, Alckmin e as esposas vão ser acompanhados pelos chefes de cerimonial e devem sair para o Salão Azul em direção ao Salão Negro.
16h05: Honras militares
· Após atravessar o Salão Negro, o grupo se posicionará na saída do Congresso.
· Lula, então, deve se colocar à frente das demais autoridades para acompanhar a execução do hino nacional pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial.
16h20: Saída de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto
16h20 às 18h: Cerimônia no Palácio do Planalto
· Lula subirá a rampa ao lado de Alckmin. Esse momento pode contar com uma participante inédita – a cachorra de estimação da primeira-dama: a Resistência. A vira-lata de 4 anos foi adotada por Janja quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018;
· Após subir a rampa, Lula receberá a faixa presidencial;
· Lula deve fazer um discurso já com a faixa e, depois, dará início à nomeação dos ministros.
· Foto oficial do novo governo