O presidente eleito Lula teve duas reuniões nesta terça-feira (15) na COP 27, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas. O petista se encontrou com o enviado da China para o Clima e também com o enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry. Em Sharm el-Sheik, o futuro presidente tem agendas oficiais nesta quarta (16) e quinta-feira (17).
Nesta quarta, ele participa de uma reunião com governadores da Amazônia Legal e mais tarde discursa no pavilhão das Nações Unidas no local. Na quinta-feira, Lula tem encontro agendado com representantes da sociedade civil. É esperado que ele confirme a disposição do Brasil em receber a edição de 2025 do evento.
O país deveria ter sediado a conferência global em 2019, mas após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, o governo brasileiro desistiu de receber a reunião. Existe a expectativa também de que o petista anuncie algum nome da equipe que cuidará do Meio Ambiente no novo governo. Aliados com conhecimento do tema estão no Egito, como por exemplo Marina Silva - Lula, inclusive, postou uma foto nas redes sociais ao lado dela.
De Sharm el-Sheik, o presidente eleito voa para Portugal, onde se encontra com o primeiro-ministro Antônio Costa e o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. Ela retorna ao Brasil no sábado.