Lula se reúne com presidente venezuelano Maduro em Brasília

Encontro ocorre na véspera da cúpula de líderes da América do Sul, nesta terça (30), na capital brasileira

BandNews FM

O presidente Lula se reúne com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, nesta segunda (29), em Brasília, para um encontro bilateral um dia antes da cúpula de líderes da América do Sul, também na capital federal. O presidente venezuelano chegou ao Palácio do Planalto por volta das 10h40, acompanhado da esposa, Cilia Flores, e posou para fotos ao lado de Lula. Os três subiram a rampa junto com a primeira-dama, Janja.

Apenas Maduro e Lula participam do encontro. A expectativa é que sejam assinados um memorando de entendimento do setor agroalimentar e o texto que estabelece um mecanismo de supervisão da cooperação bilateral entre os dois países. Há a expectativa de que eles deem uma declaração conjunta após a reunião.

Mais tarde, a agenda oficial prevê um encontro com a participação de outros integrantes do governo brasileiro e da delegação venezuelana. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve participar de uma das reuniões. O almoço será servido no Palácio do Itamaraty, onde funciona o ministério das Relações Exteriores. Maduro não vinha ao Brasil desde a cerimônia de posse para o segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015.

As reuniões diplomáticas do Brasil com a Venezuela foram retomadas por Lula em 18 de janeiro. Na ocasião, o presidente enviou uma representação oficial para atuar na embaixada em Caracas. As relações haviam sido rompidas durante o governo Bolsonaro, que chegou a reconhecer Juan Guaidó, principal oposicionista a Maduro, como presidente interino da Venezuela. Com a decisão, o corpo diplomático do governo Maduro no Brasil deixou de ser aceito como representação legítima da Venezuela. No lugar, foram admitidos nomes indicados por Guaidó.

Por esse motivo, Maduro não estava presente na posse de Lula. Quem representou o país foi o presidente da Assembleia Nacional, o equivalente ao Congresso, Jorge Rodríguez, que é também irmão da vice-presidente Delcy Rodríguez.

O presidente brasileiro recebeu na semana passada informações sobre o novo embaixador venezuelano nomeado para o Brasil.

Nesta terça, 11 dos 13 chefes de Estado da América do Sul devem estar presentes à cúpula de presidentes. As únicas prováveis ausências são da presidente peruana, Dina Boluarte, que enfrenta uma série de protestos no país, e da Guiana Francesa, que é comandada pelo presidente francês Emmanuel Macron. Ambos os governos devem enviar outros representantes.

Lula também deverá receber em Brasília nesta semana o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que visitará o país entre quarta (31) e quinta (2).