O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (12) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A alemã também se encontrará com o chanceler brasileiro Mauro Vieira. As reuniões estão marcadas para o Palácio do Planalto, em Brasília.
Um dos temas que será debatido é o acordo Mercosul - União Europeia, que envolve os mercados de bens, serviços, investimentos e compras governamentais das duas regiões, além do interesse mútuo de combate ao desmatamento e às consequências das mudanças climáticas.
Em março deste ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu, em Brasília, com a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager. Na oportunidade, a representante europeia cobrou celeridade na conclusão do processo.
As negociações sobre o acordo bilateral começaram há cerca de 20 anos. Mas foi apenas em 2019 que a proposta foi, de fato, formalizada.
Agora, no entanto, novas exigências por parte da União Europeia, especialmente na área ambiental, dificultam o fechamento do acordo.
O presidente Lula já afirmou que as negociações com os europeus são uma prioridade do atual governo brasileiro. E que apenas após o desfecho dessa situação é que serão iniciadas as conversas para um acordo entre Mercosul e China.