O presidente Lula está de volta ao Brasil após uma viagem de uma semana parar participar do encontro entre líderes do G7, na Itália. Lula retoma nesta segunda-feira (17) a agenda no Palácio do Planalto. Entre os compromissos do dia, estão previstas três reuniões que incluem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A primeira será entre ministros e parlamentares representantes do governo no Congresso e a intenção é discutir estratégias contra o projeto de lei que qualifica como homicídio o aborto realizado após 22 semanas de gestação.
No sábado, o presidente classificou o PL como “insanidade” e declarou que o tema deve ser tratado como uma questão de saúde pública.
Outro encontro marcado para esta segunda vai debater a revisão de gastos públicos com o conselho orçamentário. O grupo é composto por Haddad; as ministras Simone Tebet, do Planejamento, Esther Dweck, da Gestão; e Rui Costa, da Casa Civil.
Após a derrota no Congresso e a devolução da MP que alterava as regras do PIS/Cofins, o presidente Lula manifestou apoio a Fernando Haddad.