O Governo Federal anunciou que todos os beneficiários do Bolsa Família terão acesso aos 40 medicamentos disponíveis gratuitamente na Farmácia Popular. O programa já oferecia remédios para asma, diabetes e hipertensão, mas agora conta também com anticoncepcionais e tratamento para osteoporose.
A expectativa é que 55 milhões de cadastrados sejam atendidos. A reformulação será anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde Nísia Teixeira em um evento em Pernambuco nesta quarta-feira (07).
Além dos remédios gratuitos, a gestão prevê desconto de 90% em outros tipos de fármacos.
O Governo afirmou ainda que a reformulação terá como foco atender os indígenas aldeados: “para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima”.
Após oito anos sem novos credenciados, a mudança coloca como objetivo o recadastramento de farmácias parceiras. A prioridade é para cidades mais vulneráveis e que aderiram ao programa Mais Médicos.
De acordo com o Poder Público, aqueles que recebem o Bolsa Família não precisam realizar um novo cadastro. O CPF vinculado ao benefício já estará disponível no sistema das farmácias.
Os demais que desejem retirar medicamentos gratuitos devem ir a um estabelecimento parceiro, geralmente possuem um símbolo da Farmácia Popular na entrada, e apresentar um documento oficial com foto e com CPF, além da receita médica.