O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, recupera terreno na mais recente pesquisa FSB divulgada nesta segunda-feira (15). O petista aparece com 45% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição, manteve os 34% das preferências da última pesquisa divulgada há uma semana.
O petista cresceu quatro pontos, portanto fora da margem de erro de 2 pontos percentuais, entre uma semana e outra. Os demais candidatos aparecem da seguinte maneira na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados:
Ciro Gomes, do PDT, 8%
Simone Tebet, do MDB, 2%
Felipe D’Avila, do Novo, Soraya Thronick, do União Brasil, José Maria Eymael, do DC, Vera Lúcia, do PSTU, Sofia Manzano, do PCB, Leonardo Pericles, do UP, Pablo Marçal, do Pros, e Roberto Jefferson, do PTB, não pontuaram.
Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 6% e os indecisos são 2%.
O levantamento encomendado pelo Banco BTG Pactual ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 12 e 14 de agosto, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos é o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número: BR-00603/2022.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes, Lula tem 45%, Jair Bolsonaro aparece com 32%, Ciro 3% e Simone Tebet 1%. Brancos e nulos são 4% e os indecisos somam 13%.
Em um eventual cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro os números são:
Lula, do PT, 53%
Bolsonaro, do PL, 38%
Brancos, nulos e nenhum, 8%
Não sabe, 2%
A pesquisa aponta que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro, no Sudeste. A região concentra 43% dos eleitores. Mas no Nordeste, o petista tem 64% contra 19% do atual presidente.
Nas últimas semanas, Jair Bolsonaro vinha ganhando terreno nas pesquisas de intenção de voto após a melhora na imagem do atual presidente.