O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, recebe nesta segunda-feira (31) em São Paulo o presidente da Argentina Alberto Fernandez. O argentino foi um dos primeiros chefes de estado a reconhecer a vitória de Lula na noite de domingo (30).
A visita foi confirmada pela Casa Rosada e Fernández embarcou em direção à capital paulista às 8h30 em Buenos Aires. Segundo o jornal Clarin, o encontro acontece ao meio-dia, no Hotel Intercontinental. A assessoria de Lula confirma o encontro e disse que será um almoço entre os líderes políticos.
Eleito com 50,90% dos votos válidos, o petista disse no discurso da vitória que descansaria por um ou dois dias antes de discutir o novo governo. Após comemorar com aliados na Avenida Paulista, na noite de domingo (30), o presidente eleito foi para casa, na zona oeste de São Paulo.
A Argentina é um importante parceiro comercial do Brasil, embora tenha perdido importância nos últimos anos com a crise econômica no país vizinho.
Esta é a primeira visita do presidente argentino ao Brasil desde que tomou posse, em 2019. Por opção do governo Bolsonaro, os países se afastaram nos últimos anos. Com frequência, Jair Bolsonaro (PL) fazia referências depreciativas aos hermanos, o que gerou mal-estar no campo diplomático.
Alberto Fernández é um antigo aliado do PT, já que representa a continuidade do governo de Cristina Kirchner. O presidente argentino esteve em Curitiba para visitar Lula na prisão assim que confirmou a vitória contra Maurício Macri.
O presidente argentino vem acompanhado do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero.
Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito com 50,90% dos votos válidos ao conquistar 60,3 milhões votos. Aos 77 anos, Lula ganhou um inédito terceiro mandato presidencial. A vitória também fez com que pela primeira vez um presidente no cargo não conseguisse a reeleição.