Lula recebe governadores para discutir ações prioritárias do governo federal

O presidente ouvirá reivindicações dos chefes dos executivos estaduais; perda de arrecadação por causa de alteração na cobrança do ICMS é um dos temas que será abordado

BandNews FM

Lula recebe governadores para discutir ações prioritárias do governo federal
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com os governadores dos estados e do Distrito Federal nesta sexta-feira (27) no Palácio do Planalto, em Brasília.  

No encontro, Lula receberá as ações que são consideradas prioritárias a serem realizadas pelo poder federal em cada estado. De acordo com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, todos os governadores confirmaram presença na reunião.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também devem participar da agenda oficial.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Um dos principais tópicos que deverá ser discutido é o fato dos governos locais terem diminuído a arrecadação por causa das mudanças na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cima de produtos considerados essenciais, como combustível.

De acordo com os líderes, a imposição de um teto para a cobrança do imposto diminuiu a arrecadação dos estados e isso será abordado ao longo do encontro. Além do ICMS, cada governador listará ações que considera prioritárias por parte do poder federal.  

A agenda oficial está marcada para às 9h30 e, no período da tarde, o petista deve almoçar com os chefes dos executivos estaduais.  

Esta será a segunda vez que o mandatário se encontra com os líderes dos governos estaduais após tomar posse. O primeiro encontro aconteceu após os atos criminosos do dia 8 de janeiro. Na oportunidade, os governadores fizeram discursos defendendo a democracia e prestando solidariedade aos chefes dos Três Poderes.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.