O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (16) que vai se reunir com governadores para reformular políticas de Segurança Pública.
A ideia do encontro é entender de que forma o governo federal pode ajudar os estados a melhorar a estrutura no combate ao crime e na atuação das forças de segurança.
Um texto elaborado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, visa aumentar a integração entre os entes federativos, com um sistema semelhante ao SUS.
Com isso, a responsabilidade do sistema prisional passaria a ser da União e as investigações sobre organizações criminosas teriam participação da Polícia Federal.
A proposta também prevê mudanças no nome da Polícia Rodoviária Federaç, que passaria a se chamar Ostensiva Federal. A corporação passaria a agir em hidrovias e ferrovias, e os fundos nacionais de Segurança e Penitenciária seriam unificados.
Pautas como uso de câmeras corporais por policiais, administração de presídios e atuação da PF em áreas de conservação teriam ainda mais escopo da União, e não apenas de gestões regionais.