O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou apoio à população atingida pelas fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Em live semanal realizada nesta terça-feira (5), o chefe do Executivo destacou que o governo federal prestará total ajuda aos municípios: “Amanhã, o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. Nós estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”, disse.
O fenômeno segue causando estragos no estado. Cinco pessoas morreram e 215 pessoas em cinco cidades seguem desalojadas por conta dos efeitos do temporal que caiu entre o domingo e a madrugada desta terça-feira (5).
Lula também falou sobre o feriado de 7 de Setembro e afirmou que “durante a ditadura, os militares se apoderaram desta data, deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é voltar a fazer um evento de todos”.
O petista ressaltou a importância da comemoração e a espera de que seja pacífica. O presidente confirmou que irá embarcar para a Índia, após o desfile, para a reunião do G20.