O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (11) que o presidente Lula requisitou a inclusão de mais um ministério que será afetado pelo sistema de corte de gastos para garantir a meta fiscal de 2025.
A afirmação foi feita após mais uma reunião sobre o tema, que entrou na terceira semana de discussão no governo. O ministro não citou qual a pasta mencionada por Lula, mas declarou que o debate da pauta já chegou ao fim entre os ministérios que participaram de reuniões com o presidente nas últimas semanas, como os de Saúde, Educação e Previdência Social.
“[Lula] pediu para incluir um ministério nesse esforço, uma negociação que deve ser concluída até quarta-feira [13]. Eu não vou adiantar [qual], porque não sei se vai haver tempo hábil de incorporar o pedido. Mas acredito que vai haver boa vontade", disse.
Haddad afirmou que fará uma nova reunião com o presidente nesta terça-feira (12) para fechar o texto da proposta que vai ser encaminhado à Casa Civil. A expectativa é que os cortes sejam conduzidos no âmbito de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e projetos de lei.
Segundo a agenda do Palácio do Planalto, Lula irá se reunir com ministros de sete áreas diferentes para continuar debatendo o assunto.