O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, oscila um ponto para cima e amplia para 10 pontos a vantagem sobre Jair Bolsonaro, do PL, no primeiro turno. A pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (26) aponta o petista com 45% das preferências, enquanto o candidato à reeleição mantém os 35% dos votos da última semana.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor, Ciro Gomes, do PDT, aparece com 7%, e Simone Tebet, dom MDB, tem 4%, oscilando um ponto para baixo em uma semana.
Felipe D’Ávila, do Novo, e Soraya Thronick, do União Brasil, somam 1% cada.
Os demais candidatos não pontuaram, são eles: Constituinte Eymael, do DC, Léo Pericles, do UP, Sofia Manzono, do PSB, Padre Kelmon, do PTB, e Vera Lúcia, do PSTU.
Brancos e nulos atingem 1%, não sabe ou não respondeu são 2%. Já aqueles que dizem não votar em nenhum dos candidatos somam 3%.
Quando são considerados apenas os votos válidos, que desconsidera os brancos e nulos, justamente da mesma forma que o Tribunal Superior Eleitoral contabiliza os votos, Lula tem 48% e Bolsonaro, 37%. Com margem de erro de dois pontos percentuais, não é possível dizer se a eleição será ou não decidida logo na etapa inicial do pleito.
O TSE declara vencedor aquele que conquistar mais de 50% dos votos válidos.
SEGUNDO TURNO
Em caso de segundo turno, o instituto testou o cenário que se desenha como o mais provável até aqui.
Lula, do PT, aparece com 52% dos votos e Bolsonaro, do PL, tem 40%. Brancos e nulos seriam 7%, enquanto não sabe ou não respondeu atinge 1%.
Neste caso, a pesquisa aponta oscila positiva de um ponto, ainda dentro da margem de erro, para o atual presidente e candidato à reeleição.
Nos outros cenários testados, Lula ganharia de 47% a 36% de Ciro Gomes, do PDT, e leva vantagem com Simone Tebet, do MDB, de 49% a 34%.
Bolsonaro aparece atrás de Ciro, do PDT, em um possível segundo turno, com 48% a 39% dio atual presidente.
Contra Simone Tebet, do MDB, a candidata tem 46% e Bolsonaro, 40%.
REJEIÇÃO
Quando o eleitor é questionado sobre quais candidatos jamais votariam, o chamado índice de rejeição, Bolsonaro é citado por 56% dos entrevistados, Ciro Gomes é rejeitado por 52%, enquanto Lula tem a rejeição de 46% do eleitorado.
Felipe D’Ávila é citado negativa por 42%, enquanto Simone Tebet e Vera Lúcia são citadas por 40% do eleitorado.
Neste caso, o número superar os 100% porque os eleitores podem escolher mais de um candidato como aquele que rejeitam.
A pesquisa contratada pelo Banco BTG Pactual ouviu, por telefone, dois mil eleitores, entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número: BR-08123/2022.