O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (25), a nomeação do economista Carlos Vieira Fernandes para a presidência da Caixa Econômica Federal. Ele ocupará a posição de Rita Serrano, funcionária de carreira e economista que presidia o banco desde janeiro deste ano.
A mudança vem após meses de pressão do Centrão pela troca no comando da Caixa. Fernandes, que já exerceu cargos de confiança em ministérios de partidos do bloco, foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rouseff (PT), o economista ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades. Neste mesmo período, trabalhou em colaboração com o então titular da pasta e aliado de Lira, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Os partidos do Centrão querem indicar, ainda, substitutos para as vice-presidências do banco. Lula e Lira devem se reunir ao longo dos próximos dias para discutir as novas alterações.
Rita Serrano foi comunicada de sua demissão no final da manhã, durante uma reunião no Palácio do Planalto. Em nota oficial, o governo agradeceu à servidora por “seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.