O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no início da manhã desta terça-feira (28) em Riad, a capital da Arábia Saudita. O petista iniciou uma viagem ao Oriente Médio antes de participar da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP-28, em Dubai.
O chefe do Executivo tem encontro reservado marcado com o príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman. Quando esteve em Paris, em junho passado, o brasileiro cancelou em cima da hora uma reunião que teria com o chefe de Estado árabe.
Na quarta-feira (29), ainda na Arábia Saudita, Lula participa de um encontro empresarial da Embraer e da Apex-Brasil. Em postagem no X, o antigo Twitter, o petista disse que vai apresentar aos empresários locais oportunidades de “investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e também na indústria”.
Na sequência, Lula viaja para Doha, no Catar, antes de chegar a Dubai para participar da COP-28.
Esta é a primeira viagem internacional do presidente depois da cirurgia para correção da artrose no quadril. Desde o fim de setembro, quando colocou uma prótese, o petista realiza fisioterapia.
Na volta do Oriente Médio, o brasileiro fará uma escala de dois dias para reuniões bilaterais com o premiê da Alemanha, Olaf Scholz, que já esteve em viagem a Brasília.