Lula garante a novo presidente do Banco Central que ele terá ‘verdadeira autonomia’

Chefe do Executivo afirma que não vai interferir no trabalho de Gabriel Galípolo e reforça compromisso com a estabilidade econômica

Band News FM

Lula da as boas vindas a Gabriel Galípolo
ricardostuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta sexta-feira (20), um vídeo nas redes sociais para desejar boa sorte ao novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumirá o posto em janeiro. Ele foi apresentado como o mais jovem líder da instituição. Ao lado de Lula, estavam os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e do Planejamento, Simone Tebet.

"Por isso, quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe. Quero que você saiba que jamais, jamais haverá, da parte da Presidência, qualquer interferência no trabalho que você terá que fazer no Banco Central", afirmou Lula.

O chefe do Executivo declarou que Galípolo será o "presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve" e destacou que ele conquistou a posição devido à relação de confiança construída com Lula e toda a equipe.

"Eu queria dizer ao Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca de que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para preservar a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas ações", pontuou o petista.

O governo de Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, foi considerado imparcial por alinhar-se politicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O alto patamar da Selic, atualmente em 12,25% ao ano, também gerou críticas.

Ainda como diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo já participou das mais recentes reuniões do comitê da autarquia para tratar sobre a taxa básica de juros.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.