O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado em uma residência oficial do governo americano em Washington e irá se encontrar com o presidente Joe Biden na tarde desta sexta-feira (10).
O chefe do Executivo brasileiro está na chamada Blair House, uma casa para visitas do mandatário americano que costuma receber chefes de Estado. Em 2019, o agora ex-presidente Jair Bolsonaro ficou hospedado na residência.
A casa fica localizada na Avenida Pensilvânia, em Washington, a cerca de 300 metros da Casa Branca. Ela é vigiada pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos que também é responsável pela segurança do presidente e do vice-presidente em exercício.
A residência tem pouco mais de 5.600 metros quadrados e 120 quartos. Destes, 14 são reservados a hóspedes. Todos os ambientes têm um banheiro completo. A casa ainda conta com três salas de jantar, duas salas de conferência, duas cozinhas e até salão de beleza. Quem se hospeda no local é servido por 18 funcionários e pode utilizar uma sala de ginástica e lavanderia.
Construída em 1824, a Blair House pertencia ao cirurgião do Exército, Joseph Lovell e foi adquirida pela família Blair. O governo dos EUA comprou o complexo na década de 1940 durante o governo de Franklin Roosevelt. Na época, os convidados da gestão presidencial se hospedavam na própria Casa Branca.
As constantes visitas do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill convenceram o presidente americano que havia necessidade de uma residência oficial para hóspedes. O próprio Joe Biden e a primeira-dama. Jill Biden, ficaram acomodados na residência na véspera da posse.