BandNews FM

Lula fala em eleição "mais importante" e Bolsonaro pede disputa limpa

Candidatos à presidência da República registraram voto em SP e no RJ

Bruna Barone

Bolsonaro e Lula votam no início da manhã deste domingo. Foto: reprodução/TV Band
Bolsonaro e Lula votam no início da manhã deste domingo.
Foto: reprodução/TV Band

Os dois principais candidatos à presidência da República registraram seus votos na manhã deste domingo (02) e saíram em defesa de eleições limpas.

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve na escola estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, acompanhado do vice de chapa, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), do candidato ao Senado Márcio França (PSB), além de apoiadores políticos e de sua esposa, Janja.

Ao deixar a cabine de votação, Lula beijou o comprovante e relembrou as eleições de 2018, quando esteve impedido de votar. "Há quatro anos atrás eu não pude votar porque eu tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Eu estava detido na polícia federal exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela para eu votar, não levaram. E quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da república desse país", disse à imprensa.

Essa é a sexta vez que Lula concorre ao cargo de presidente da República. Em determinado momento, disse que, se for eleito, pretende retomar a paz no país. "Nós não queremos mais ódio, não queremos mais discórdia. Nós queremos um país que viva em paz. Essa é a eleição mais importante para mim. Eu estou muito feliz", falou o petista. Lula vai acompanhar a contagem de votos em um hotel na região central da capital paulista.

No Rio de Janeiro, o candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, registrou o voto na Vila Militar, na zona Oeste da capital fluminense. O presidente afirmou que está tranquilo e que acredita que as eleições serão decididas ainda no primeiro turno.

"Fizemos a nossa parte, atendemos os mais humildes com o auxílio emergencial de R$ 600. Pela 13ª consecutiva, os números da economia são revistos para baixo. O desemprego continua caindo, apesar da pandemia que atingiu a todos. Lamentamos as mortes. Tenho um carinho muito especial pelo povo brasileiro e o reconhecimento vem em qualquer uma das cinco regiões do Brasil. Então, está tranquilo, em primeiro turno. E eleições limpas têm que ser respeitadas", disse.

Bolsonaro votou em menos de cinco minutos e estava acompanhado do deputado federal cassado Daniel Silveira. O presidente retorna à Brasília ainda nesta manhã para acompanhar a apuração dos votos no Palácio Alvorada.