Lula fala em comprar novos aviões após problema com aeronave presidencial no México

Caso aconteceu na última semana e o avião precisou voar em círculos para queimar combustível e conseguir aterrissar

Rádio BandNews FM

Lula desembarca em Brasília após avião apresentar problema técnico no México
Reprodução/Ricardo Stuckert

O presidente Lula declarou nesta sexta-feira (11) que governo brasileiro vai comprar aviões para transporte de ministros e do chefe do executivo. A decisão, de acordo com o petista, foi tomada para não ocorrer um episódio similar ao voo no México na última semana.

"Desse problema, nós tiramos uma lição. Não dá para sermos pegos de surpresa", disse Lula em entrevista à rádio O Povo, no Ceará. A aeronave em que ele estava ficou voando em círculos no céu por quase cinco horas antes de pousar no mesmo aeroporto após problemas na decolagem. Lula e os demais tripulantes tiveram de retornar em um avião reserva.

A compra, “não é para o Lula, FHC, Bolsonaro. É um avião para a instituição Presidência da República”, afirmou.  O presidente também destacou que a compra de aviões para viagens ministeriais será feita porque não se governa o Brasil “com ministros coçando lá em Brasília”.

Atualmente, os ministros não têm aeronaves oficiais para transportá-los em viagens pelo país. Eles decolam em voos comerciais ou pegam "carona" em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) que já estavam previstos para algum destino específico.

A FAB possui uma aeronave presidencial do modelo Airbus A319 adaptado, o mesmo desde 2005, e outros aviões menores chamados de "escalão avançado" (Escav), para a viagem de assessores e equipes de apoio. O planejamento para a compra de novas aeronaves já foi encomendado ao Ministério da Defesa.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.