O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira (21) com o Papa Francisco no Vaticano. O petista está na Itália desde terça-feira (20) e já se encontrou com o presidente italiano, Sergio Mattarella.
A reunião com o pontífice foi registrada nas redes sociais. Lula busca na Santa Sé uma aliada para discutir o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia e quer se colocar como um negociador independente na guerra. Segundo o petista foi uma “boa conversa sobre a paz no mundo”.
O Vaticano também tem interesse nos esforços brasileiros contra a fome. AS mudanças climáticas também estiveram em pauta.
Lula recebeu um presente do Santo Padre. Segundo Francisco, o objeto representa a fragilidade da paz.
Este é o primeiro encontro entre o presidente brasileiro e o pontífice desde que o petista assumiu o mandato.
Antes do encontro, Lula disse que convidaria o argentino para visitar o Brasil em outubro e acompanhar o Círio de Nazaré. Francisco não vem ao país desde 2013, quando comandou a Jornada da Juventude no Rio de Janeiro.
A primeira-dama, Janja Lula Silva, acompanhou o marido e presentou o líder da Igreja Católica com uma estatueta de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
Antes da reunião nos domínios do Vaticano, Lula se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.
Ambos discutiram a ampliação do intercâmbio cultural e o comércio entre os países. O italiano também foi convidado para visitar o Brasil.
Na sequência, o presidente brasileiro tem reunião agendada com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Ele também tem encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.