O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva embarca na manhã desta segunda-feira (14) de São Paulo para o Egito, onde vai participar da Conferência do Clima das Nações Unidas. O petista vai em um jato particular e deve pousar em Sharm el-Sheikh, balneário sede da COP27.
Lula foi convidado pelo presidente egípcio e tem uma série de agendas bilaterais com presidentes de outros países e autoridades estrangeiras. Esta é a primeira viagem ao exterior depois de eleito em 30 de outubro.
A agenda do petista na COP27 prevê a participação dele em encontros com governadores da região amazônica e com representantes da sociedade brasileira. Há previsão também de um discurso de Lula no espaço oficial da ONU.
Existe a expectativa de que Lula anuncie os nomes que vão atuar na área do Meio Ambiente no próximo governo ou a criação de uma autoridade climática, uma agência governamental que cuidaria dessas questões em estrito contato com o gabinete presidencial.
Após passar pelo Egito, Lula segue para Portugal. Por lá, será recebido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
AGENDA NO EGITO
A terça-feira (15) deve ser dedicada aos encontros bilaterais com autoridades de outros países.
Já na quarta (16), às 11h (no horário local), o petista participa do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. Os governadores Waldez Góes, do Amapá, Gladson Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa, do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia, também estarão presentes.
Mais tarde, Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU (Blue Zone).
Na quinta-feira (17), às 10 horas (hora local), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e, às 15 horas (hora local), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.