Lula e Bolsonaro estão praticamente empatados, segundo Paraná Pesquisas

Instituto dá vantagem de 0,4 ponto percentual para o petista e embaralha disputa final do segundo turno

Rádio BandNews FM

Lula e Bolsonaro estão praticamente empatados, segundo Paraná Pesquisas Fotos: Agência Brasil
Lula e Bolsonaro estão praticamente empatados, segundo Paraná Pesquisas
Fotos: Agência Brasil

O mais novo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (25) indica praticamente um empate total entre os candidatos do PT e do PL na corrida presidencial. No cenário estimulado, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, Luiz Inácio Lula da Silva tem 46,3% das intenções de voto, contra 45,9% de Jair Bolsonaro. Brancos e nulos somam 4,8%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o cenário captado é de indefinição na última semana de campanha antes do segundo turno da eleição presidencial.

No cálculo dos votos válidos, quando são descartados os brancos, nulos e os indecisos, o petista tem 50,2% e o candidato à reeleição aparece com 49,8%. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral apresenta e totaliza os votos da eleição.

No primeiro turno, Lula terminou com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. A totalização do TSE indicou uma diferença de 6 milhões de votos entre os candidatos.

No primeiro levantamento do Paraná Pesquisa após o primeiro turno, Lula aparecia com 51,9% dos votos válidos, contra 48,1% do atual presidente. O instituto, portanto, tem indicado uma recuperação de Bolsonaro junto aos eleitores.

Foram ouvidos 2020 eleitores, em 162 municípios, entre os dias 20 e 24 de outubro. As entrevistas presenciais aconteceram em todos os 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: BR-00525/2022.

Quando os eleitores são perguntados em quem não votariam jamais, indicando a rejeição do candidato, o atual presidente é citado por 48,8% dos entrevistados, enquanto Lula tem 48,6%. 2,4% afirmam que podem votar em qualquer um dos concorrentes e 3,5% não sabem ou não responderam.

Quando perguntados sobre a expectativa de vitória no segundo turno, 48,4% dos entrevistados acreditam na vitória de Lula e 44% na de Bolsonaro. Não sabem ou não responderam somam 7,6%.