O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 44% das intenções de voto na mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (31). O presidente Jair Bolsonaro, em busca da reeleição, tem 32% das preferências. Ambos oscilaram negativamente um ponto percentual em duas semanas, dentro da margem de erro, e a diferença entre os líderes segue em 12 pontos.
Ciro Gomes, do PDT, tem 8% e apresenta crescimento de três pontos em um mês. Segundo Felipe Nunes, diretor do instituto de pesquisa, há uma boa notícia para o candidato com os números em alta.
Simone Tebet, do MDB, está com 3% dos votos, e Pablo Marçal, do Pros, e Vera Lúcia, do PSTU, aparecem com 1% cada.
Sofia Manzano, do PCB, Constituinte Eymael, do DC, Felipe D’Ávila, do Novo, Leonardo Pericles, do UP, e Soraya Thronicke, do União Brasil, não pontuaram.
Brancos e nulos são 5% e aqueles que não sabem ou não responderam somam 6%.
O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais e ouviu dois mil eleitores, entre os dias 25 e 28 de agosto, presencialmente.
Por regiões, Lula caiu três pontos no Nordeste e tem agora 58%; Jair Bolsonaro aparece com 21%. No Sudeste, os dois oscilaram dentro da margem de erro e há empate técnico; o petista tem 39% e o presidente, 36%. No Sul, Jair Bolsonaro caiu de 47% para 39% e Lula cresceu de 33% para 37%, segundo a Genial/Quaest. No Norte e Centro-Oeste, os dois surgem com 38%.
Entre os que recebem o Auxílio Brasil, Lula caiu de 57 para 54%; Jair Bolsonaro oscilou de 27% para 25%. Entre os que ganham até 2 salários mínimos, o petista recuou de 55% para 52%; o presidente tem 25%. Entre os evangélicos, os dois variaram dentro da margem de erro e Jair Bolsonaro lidera, com 51%; Lula tem 27%.
PESQUISA ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula tem 32% e Jair Bolsonaro, 25% - uma diferença de 7 pontos. Ciro Gomes aparece com 3%.
Brancos e nulos somam 2% e 37% estão indecisos.
Os demais não atingem 1%.
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno, segundo a Genial/Quaest, Lula venceria Jair Bolsonaro por 51% a 37%. Há 15 dias, o petista tinha os mesmos 51% e o presidente, 38% - ou seja, variou dentro da margem de erro.
Entre os eleitores, 65% dizem estar decididos e não vão mudar o voto até as eleições de outubro. O índice é de 76% entre os que votam em Lula e de 75% entre os que dizem votar em Jair Bolsonaro.