Lula e Biden defendem democracia e parceria para combater mudanças climáticas

Os dois se reuniram nesta sexta-feira (10) na Casa Branca, residência oficial do governo dos EUA

BandNews FM

Lula em chegada para encontro com Joe Biden, presidente dos EUA
Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente Lula se reuniu nesta sexta-feira (10) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O encontro ocorreu na Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano.

Os dois ressaltaram a importância de uma parceria entre os países no combate às mudanças climáticas e reforçaram a defesa da democracia. O petista ainda criticou o governo Jari Bolsonaro. Já Biden arrancou risos dos jornalistas presentes no Salão Oval, gabinete do presidente, quando disse que soava familiar o comportamento do antecessor de Lula.

Lula também ressaltou a importância de combater a desigualdade social e o racismo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. O presidente brasileiro destacou que a violência nas periferias se dá devido à ausência de políticas públicas.  

O petista ainda criticou o que ele chamou de falta de comprometimento e irracionalidade política do governo antecessor com a Amazônia e questões climáticas. E se comprometeu que até 2030 o desmatamento na Amazônia chegará a zero.  

O encontro também marca uma reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. Mais cedo, Lula se reuniu com parlamentares do Congresso norte-americano, entre eles o senador Bernie Sanders, que nas últimas eleições concorreu nas primárias do partido Democrata.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.