O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parlamentares e outras autoridades lamentam a morte de 62 pessoas, segundo a companhia aérea da aeronave VoePass Linhas Aéreas, na queda de avião em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Durante um evento em Santa Catarina, Lula interrompeu a programação e pediu um minuto de silêncio às vítimas: "Tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé, para gente fazer um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião, na cidade de Vinhedo em São Paulo, com 58 passageiros e parece que 4 tripulantes, e parece que todos morreram, queria pedir um minuto de silencio para as vitimas", disse o presidente.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, manifestou "profunda tristeza" com a queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo. “Me causa grande consternação e tristeza. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares e entes queridos das vítimas”, escreveu o secretário.
O presidente do Senado Rodrigo Pacheco lamentou as mortes e afirmou, em nota, que as causas do acidente devem ser investigadas: “Presto minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e da tripulação da aeronave [...]. Que as causas do acidente sejam identificadas com celeridade, e que os familiares recebam todas as informações necessárias neste momento difícil para todos".
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o governador do Paraná Ratinho Junior lamentaram o acidente e afirmaram estar em deslocamento para o local do acidente para acompanhar os desdobramentos.
O ministério de Portos e Aeroportos também lamentou o acidente e manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. “A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições”, diz a nota.
A VoePass Linhas Aéreas, companhia aérea da aeronave, lamentou a morte das vítimas e que vai priorizar o atendimento às famílias:
“Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.”
A companhia ressalta que informações para familiares podem ser obtidas pelo telefone 0800 9419712, disponpivel 24h.
O acidente em Vinhedo, no interior paulista, é o quinto mais letal da história do Brasil.