Lula diz que responsabilidade fiscal é compromisso do governo

Após preocupações sobre corte de gastos e alta do dólar, presidente afirmou que governo "não joga dinheiro fora"

Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que a responsabilidade fiscal é um compromisso do governo e será mantida "à risca".  

A fala do petista acontece após preocupações do mercado sobre a capacidade da União de cortar de gastos e da alta do dólar, que chegou a R$ 5,70 nesta terça. 

"Aqui, nesse governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário. A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso desse governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca", disse Lula durante o lançamento do Plano Safra 2024/2025 para agricultura familiar, no Palácio do Planalto.  

Nesta manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com Lula para tratar das questões fiscais do país.  

A reunião também teve a presença de economistas. Haddad e o grupo de economistas alertaram o mandatário da possibilidade de uma forte alta na inflação em decorrência da disparada do dólar, segundo informações da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.

Em junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu unanimemente pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 10,50%, interrompendo o ciclo de cortes que acontecia desde agosto do ano passado.

Tópicos relacionados