O presidente Lula afirma estar otimista com a cirurgia no quadril à qual será submetido na próxima sexta-feira (29). A declaração foi dada na live "Conversa com o Presidente", que é realizada sempre às terças-feiras, mas que não teve edição nas duas últimas semanas por causa de viagens internacionais de Lula para a reunião de cúpula do G20 e para a Assembleia Geral da ONU.
Na transmissão de hoje, além do presidente, estavam presentes os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade. A conversa é transmitida pelas redes sociais do Planalto e pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
As lives, semanais, começaram em junho e trazem o presidente para falar sobre assuntos relacionados ao governo federal. Na conversa desta terça-feira (26), Lula falou sobre a relação do Brasil com o Mercosul.
Durante o programa, ele ainda discutiu questões educacionais com o ministro Camilo Santana, como a inclusão de questões climáticas no currículo pedagógico e defendeu que os alunos não devem se tornar “analfabetos climáticos”.
Sobre a cirurgia que fará no quadril, para corrigir uma artrose que reveste as articulações, Lula declarou que só deve voltar a viajar para o exterior no fim de novembro. "Só vou viajar agora dia 28 ou 29 de novembro, para os Emirados Árabes [...] Até lá, vou ficar em Brasília, não vou poder pegar avião, mas vou trabalhar normalmente", afirmou.
Ele ainda revelou que orientou o fotógrafo oficial da presidência, Ricardo Stuckert, a não registrá-lo usando andador. "Vocês não vão me ver de andador, muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado, mas vou ter que ter um pouco de cuidado", disse.