Depois de ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira (12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula deve anunciar ainda nesta semana o nome de novos ministros que vão compor o governo.
Lula deve confirmar as primeiras mulheres para a Esplanada dos Ministérios e, de acordo com a colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo, quatro pastas estão praticamente definidas.
Na Saúde, a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, deve ser o nome confirmado. A senadora Simone Tebet, do MDB, também deve ser confirmada no Ministério de Desenvolvimento Social, e a cantora baiana Margareth Menezes deve comandar a Cultura.
A quarta mulher que deve ser anunciada é a governadora do Ceará, Izolda Cela, que vai deixar o comando do estado no fim do ano e está praticamente certa como nova ministra da Educação.
Ao anunciar os primeiros ministros do novo governo, Lula afirmou que eles não têm mais o direito de errar, devido a grave situação do país. Além disso, o integrante do governo de transição, ex-ministro Nelson Barbosa, afirmou que uma das possibilidades que devem ser confirmadas nos próximos dias é a separação dos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
O presidente eleito anunciou na semana passada o nome de cinco ministros, sendo eles: o senador eleito pelo Maranhão Flavio Dino na justiça; na fazenda, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad; o ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, vai comandar a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa vai assumir a Casa Civil e, por fim, o embaixador Mauro Vieira vai comandar o Ministério das Relações Exteriores.