O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (8), em Nova Délhi, na Índia, para a 18º reunião da cúpula do G20. A cerimônia reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. A reunião será realizada entre os dias 9 e 10 de setembro.
Entre os principais assuntos abordados, estão a ajuda financeira dos países mais ricos para a conservação do meio ambiente em nações em desenvolvimento e os desafios econômicos para um crescimento sustentável. A guerra na Ucrânia será um dos temas discutidos.
O presidente ainda terá reuniões bilaterais com o líder francês, Emmanuel Macron, com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman e com o turco, Recep Tayyip Erdogan.
Neste sábado (9), o petista estará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Os três vão lançar uma aliança global de biocombustíveis.
Representantes da Argentina, África do Sul, Bangladesh, Itália, Canadá, Paraguai, Uganda, Emirados Árabes, Ilhas Maurício e Seychelles também estarão presentes. A meta é incentivar a produção e o consumo do etanol.