Lula deseja sorte ao governo da Argentina e elogia instituições do país

Presidente brasileiro divulgou mensagem no Twitter sobre vitória de Javier Milei, mas não citou o político, que o criticou durante a corrida

BandNews FM

Lula deseja sorte ao governo da Argentina e elogia instituições do país
Presidente Lula parabenizou Argentina por eleições
Divulgação/Canal Gov

O presidente Lula afirma que a "democracia deve ser respeitada" após a confirmação da vitória de Javier Milei como próximo presidente da Argentina.

O candidato de extrema-direita derrotou o atual ministro da Economia Sérgio Massa.

Milei criticou Lula durante toda a corrida eleitoral e disse que, se eleito, não iria conversar com o brasileiro.

Na internet, o presidente não citou o argentino, mas deu parabéns às instituições do país vizinho pela condução do processo de votação.

Lula desejou ainda boa sorte ao novo governo e ressaltou que se trata de um grande país que merece o nosso respeito.

Outros líderes da América do Sul

Uruguai

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que é de um partido de direita, parabeniza Javier Milei, de extrema-direita, por vitória contra Sérgio Massa nas urnas neste domingo (19).

No X, o antigo Twitter, ele escreveu que os dois têm muito a trabalhar em conjutno para melhorar as relações entre os dois países.

Chile

O presidente do Chile, Gabriel Boric, que é de um partido de esquerda, parabenizou o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, pela vitória nas urnas neste domingo (19).

Em uma mensagem postada nas redes sociais, ele disse que vai "trabalhar incansavelmente para manter as nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos e todas".

Boric saudou Milei pela vitória e Sérgio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. O presidente chileno desejou ao povo argentino o melhor e disse para que saibam que sempre poderão contar com o respeito e apoio dele.

Na mensagem, Boric ainda destacou que a população argentina presenciou neste domingo uma jornada democrática para eleger o novo presidente para os próximos quatro anos. A posse de Milei está marcada para 10 de dezembro.

Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mais alinhado à esquerda, lamenta a vitória de Javier Milei como novo presidente da Argentina, neste domingo (19).

Em uma mensagem postada no X, o antigo Twitter, ele escreveu: "Ganhou a extrema-direita na Argentina; é a decisão da sociedade. Triste para a América Latina e já veremos [os impactos disso]... o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade".

A publicação foi uma resposta ao ex-presidente colombiano Iván Duque, de direita, que mais cedo afirmou: "Gostaria de dar os parabéns a Javier Milei, que se tornou o novo presidente da Argentina. Hoje, a democracia triunfou e o populismo e a demagogia saíram derrotados".