Lula descarta raça e gênero como critérios para escolher novo ministro do STF

A atual presidente da Corte, Rosa Weber, se aposenta compulsoriamente na próxima segunda-feira (2), ao completar 75 anos

BandNews FM

Lula descarta raça e gênero como critérios para escolher novo ministro do STF
Lula diz que gênero e raça não são critérios para escolha de novo ministro do STF
Reprodução

Em meio à expectativa sobre quem será o indicado do presidente da República para assumir a cadeira da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal, Lula disse que não vai levar em conta critérios de raça e gênero.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (25), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.  

Lula vem sendo pressionado por apoiadores para escolher uma mulher para o cargo, já que o Supremo só teve três mulheres em toda a história.

O presidente disse que tem alguns nomes no radar e explicou o que vai pautar a decisão dele:

A atual presidente da Corte, Rosa Weber, se aposenta compulsoriamente na próxima segunda-feira (2), ao completar 75 anos.

A última sessão dela no Supremo será na quinta-feira, quando vai passar o comando do STF para o ministro Luis Roberto Barroso.

LULA CIRURGIA

O presidente Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas após a cirurgia que fará no quadril, agendada para sexta -feira (29).  

De acordo com a assessoria da Presidência, para se recuperar do procedimento, Lula terá de evitar compromissos no Palácio do Planalto, sede do governo em Brasília. 

O presidente também deverá ficar de quatro a seis semanas sem poder fazer viagens. 

Acompanharão a operação o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, além da equipe do hospital Sírio-Libanês, em Brasília, que não foi divulgada. 

Lula afirmou, nesta segunda (25), estar otimista quanto à recuperação e, se depender dele, já estará despachando no Palácio da Alvorada no início da semana que vem.