Lula defende que Brasil faça investimentos em países vizinhos

Presidente discursou na posse da nova chefia da Itaipu Binacional

Rádio BandNews FM

Lula defende que Brasil faça investimentos em países vizinhos
Lula diz que Enio assume a presidência para ajudar o governo a resolver os problemas.
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil tem a obrigação de investir em países vizinhos. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (16) durante a posse do novo comando da Itaipu Binacional.

No discurso, o petista lembrou que, em seu primeiro mandato, foi muito criticado por empresários que alegavam que a Itaipu era utilizada para facilitar a entrada de empresas estrangeiras no Brasil.

Para o presidente, o país, como irmão maior das demais nações da América do Sul, precisa ter a responsabilidade de fazer com que os outros também cresçam.

A nomeação do novo presidente Enio Verri para a Itaipu havia sido publicada em sessão extra do Diário Oficial da União em 11 de março. Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que estava à frente da diretoria-geral brasileira desde fevereiro de 2022.

Lula diz que Enio assume a presidência do lado brasileiro, para ajudar o governo a resolver os problemas da população. Em agosto deste ano, deve começar a renegociação do Anexo C, do Tratado de Itaipu, entre Brasil e Paraguai.

O acordo foi feito para viabilizar a construção da hidrelétrica e as dívidas foram quitadas em fevereiro.

Além de Lula, acompanhado pela mulher Janja, também participaram do evento o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e o presidente do Paraguai, Mario Benítez.