O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil tem a obrigação de investir em países vizinhos. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (16) durante a posse do novo comando da Itaipu Binacional.
No discurso, o petista lembrou que, em seu primeiro mandato, foi muito criticado por empresários que alegavam que a Itaipu era utilizada para facilitar a entrada de empresas estrangeiras no Brasil.
Para o presidente, o país, como irmão maior das demais nações da América do Sul, precisa ter a responsabilidade de fazer com que os outros também cresçam.
A nomeação do novo presidente Enio Verri para a Itaipu havia sido publicada em sessão extra do Diário Oficial da União em 11 de março. Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que estava à frente da diretoria-geral brasileira desde fevereiro de 2022.
Lula diz que Enio assume a presidência do lado brasileiro, para ajudar o governo a resolver os problemas da população. Em agosto deste ano, deve começar a renegociação do Anexo C, do Tratado de Itaipu, entre Brasil e Paraguai.
O acordo foi feito para viabilizar a construção da hidrelétrica e as dívidas foram quitadas em fevereiro.
Além de Lula, acompanhado pela mulher Janja, também participaram do evento o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e o presidente do Paraguai, Mario Benítez.