O presidente Luiz Lula Inácio da Silva (PT) recebeu hoje (29), o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, no Palácio do Planalto.
O venezuelano desembarcou em Brasília na noite de domingo (28), para reunião de líderes sul-americanos convocada pelo governo brasileiro.
Durante encontro no Palácio do Planalto, Lula afirmou que os dois países precisam trabalhar juntos e em harmonia, devendo se aliar não só no campo econômico, mas também em áreas como a cultura, a política, e na segurança de fronteiras.
“Essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena, nós sabemos da dívida da Venezuela e nós sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo que a gente faça, para que a nossa integração seja plena”, declarou Lula.
O presidente Lula considerou difícil conceber o fato de os governos dos dois países ficarem tanto tempo sem se falar oficialmente.
Maduro não visitava o Brasil desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato de Dilma Rousseff.
Na gestão de Jair Bolsonaro, o governo brasileiro cortou relações com o governo venezuelano, e assim como outras nações classificou Maduro como ditador e reconheceu Juán Guaido como presidente da Venezuela.
Lula chamou Guaidó de impostor e disse que não entendia como ele poderia ser aceito pelas democracias europeias.