Lula defende inclusão de questões climáticas na matriz curricular

Presidente deu a declaração na live semanal “Conversa com Presidente”, em Bélem (PA)

Rádio BandNews FM

Lula defende inclusão de questões climáticas na matriz curricular
Lula defende inclusão de questões climáticas na matriz curricular
Foto: Agência Brasil

O presidente Lula segue em Belém, no Pará, onde participa da Cúpula da Amazônia. O evento reúne presidentes de diversos países que compartilham áreas da floresta amazônica, além dos principais patrocinadores do Fundo da Amazônia.

Lula disse que as questões climáticas, como o aumento das temperaturas no mundo, serão tratadas na cúpula, assim como as terras indígenas e as chuvas e ciclones que tem se tornado mais frequentes no planeta.

O presidente brasileiro ainda defendeu a inclusão das questões climáticas no currículo escolar e disse que irá discutir o assunto com o ministro da Educação, Camilo Santana: “Nós vamos colocar no currículo escola. Essa discussão eu vou fazer com o ministro Camilo [Santana], para ele fazer junto ao pessoal da Educação, porque eu acho fundamental. A questão do clima não é mais uma coisa trivial, de gente que é lunático. Não, a questão do clima hoje é uma coisa muito séria”, pontuou.

Durante a transmissão, ele ainda destacou a diminuição no desmatamento. Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que mesmo com apenas 700 fiscais os números do desmatamento caíram cerca de 42% desde o início de 2023.

Por fim, Lula afirmou que membros do governo federal estão discutindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com um grande viés climático, além de ressaltar que o Brasil está aberto para receber investimentos de fora.