No primeiro discurso após participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos, o presidente Lula defende nesta terça-feira (24) que a região se aproxime para uma estratégia comum de desenvolvimento.
O Brasil estava fora do organismo internacional desde 2020. A Cúpula é composta por 33 países da região. O presidente também indicou o embaixador do Marrocos, Julio Glinternick Bitelli, como embaixador do Brasil na Argentina.
O atual governo argentino deu um sinal de autorização para a indicação que ainda precisa do aval do Senado.
Bitelli também atuou em embaixadas brasileiras na Tunísia e na Colômbia.
O evento é realizado na Argentina e é a primeira viagem internacional do presidente desde que tomou posse no dia 1º de janeiro.
NA SEGUNDA-FEIRA...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a reconstrução de uma relação de paz com a Argentina na primeira viagem internacional do terceiro mandato.
Em discurso em Buenos Aires, Lula também falou sobre a troca de comando nas Forças Armadas e afirmou que a “escolha do novo comandante do Exército foi por alguém que tem identidade com o seu ponto de vista em relação ao papel dos militares”.
O general Tomás Paiva, que assumiu o cargo, deixou claro que “as Forças Armadas não podem fazer política”.
Lula também defendeu a adoção de uma moeda única entre Brasil e Argentina unicamente para transações financeiras e comerciais e não para substituir o real ou o peso.