O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quarta-feira (13), aos ministros do Esporte, André Fufuca (PP), de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos) e da Micro e Pequena Empresas, Márcio França (PSB), em mais um passo da reforma ministerial anunciada na semana passada. Pela manhã, eles participaram de uma cerimônia privada no Palácio do Planalto, que contou com a presença de familiares e líderes políticos.
Fufuca substitui a ministra e campeã olímpica de vôlei Ana Moser. Sílvio Costa Filho sucede Márcio França, enquanto o ex-governador de São Paulo foi realocado na Esplanada no recém-criado ministério da Micro e Pequena Empresas. É a 38ª pasta do governo Lula.
Depois da transmissão do cargo, Márcio França e Sílvio Costa Filho trocaram agradecimentos. O ex-governador paulista ainda se colocou à disposição do governo Lula para ocupar diferentes cargos.
Sílvio Costa Filho, por sua vez, afirmou que vem conversando com Márcio França para ajudar na transição. “É uma agenda estratégica para o país, 98% das nossas exportações e importações passam pelos nossos portos e aeroportos”, disse.
André Fufuca, um dos líderes do PP, agradeceu o Presidente da República, falou em promover uma revolução no esporte e, quando questionado sobre a base do governo no Congresso, falou que o partido continuará "votando a favor do Brasil".