O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou, nesta quinta-feira (3), a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas recíprocas a países vistos como rivais da economia norte-americana.
"Diante da decisão dos Estados Unidos, de impor sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros... Falamos de igual para igual com todos e exigimos reciprocidade no tratamento’, afirmou o presidente.
Lula discursou no evento “Brasil Dando a Volta por Cima”, cerimônia organizada por seu governo para tratar dos primeiros anos da gestão petista.
Trump anunciou na última quarta-feira (2) tarifas a produtos importados de uma série de países. Os itens vindos do Brasil foram taxados em 10%.
Em reação às sanções da Casa Branca, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que cria um marco legal para que o governo brasileiro possa reagir, dentro do possível, a tarifas consideradas ‘injustas’ vindas de outras nações.