O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a cirurgia no quadril confirmada para o dia 29 de setembro. A informação é da reportagem do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Em uma edição da live semanal realizada em julho, o chefe do Executivo contou que sente incômodos ao colocar o pé no chão, e que vai realizar a operação para trabalhar melhor. "Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro", afirmou.
Ele também comentou que tem estado constantemente de mau-humor: "Às vezes chego para trabalhar, tenho que falar bom dia sorrindo e não consigo falar. Fica visível no meu rosto que eu estou irritado e nervoso", disse.
De acordo com o presidente, ele sofre de artrose no quadril há anos, mas vem adiando a operação por causa da agenda de compromissos internacionais.
A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação. O procedimento chamado de "artroplastia do quadril" não só alivia os incômodos, como também melhora os movimentos de atividades diárias, como caminhar e sentar.