Lula começa a semana de olho na articulação política em Brasília

Depois de participar da coroação do Rei Charles III, presidente deve reforçar conversar com partidos políticos para garantir apoio no Congresso Nacional

BandNews FM

Lula começa a semana de olho na articulação política em Brasília
Lula começa a semana de olho na articulação política em Brasília
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma as atividades no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (8) depois de viajar a Londres para acompanhar a coroação do Rei Charles III. Na volta ao Brasil, o petista trabalha para reorganizar a base parlamentar no Congresso Nacional de olho na votação de medidas de interesse do governo.

Antes da viagem ao Reino Unido, deputados derrubaram decretos de Lula que modificavam o marco legal do saneamento. A derrota na Câmara escancarou problemas na articulação política e expôs partidos com cargos na Esplanada dos Ministérios e que não entregaram os votos necessários ao governo.

Na agenda do presidente, um encontro com o ministro de Relações Institucionais marca o reinício dos trabalhos na semana. Alexandre Padilha é o responsável por conversar com parlamentares e angariar apoios entre os pares. A demora na liberação de emendas e na distribuição de cargos no segundo escalão têm irritado integrantes do Parlamento.

Na capital inglesa, Lula garantiu a permanência de Padilha na articulação política do governo, elogiou o trabalho do ministro, mas cobrou o cumprimento de promessas para a satisfação da base.

Ao longo da semana, Lula deve conversar com os presidentes do MDB, PSD e União Brasil. Os partidos contam com nove ministérios ao todo, mas ainda não se alinharam plenamente ao Planalto. O petista pretende reforçar a atuação na articulação política para evitar derrotas.

O governo trabalha de olho na votação das novas regras fiscais e da reforma tributária. Para acelerar os trabalhos, o Planalto também espera contar com a boa vontade do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O novo arcabouço fiscal foi apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, há mais de um mês e o governo espera a aprovação da proposta ainda em maio. O texto é visto como primordial para o Banco Central iniciar uma redução da taxa básica de juros.

Ainda nesta segunda (8), Lula também retoma o programa Brasil Sorridente, com ações de saúde bucal no SUS. A cerimônia no Palácio do Planalto deve contar com a presença de ministros e aliados.