Lula cobra que ministros “não anunciem nada” sem passar pela Casa Civil

Puxão de orelha aconteceu nesta terça-feira (14) em reunião no Palácio do Planalto após anúncios sem autorização do presidente

Rádio BandNews FM

Lula cobra que ministros “não anunciem nada” sem passar pela Casa Civil
Lula cobra que ministros “não anunciem nada” sem passar pela Casa Civil
Agência Brasil

O presidente Lula cobra que ministros da área social não anunciem medidas antes de elas passarem pelo crivo da Casa Civil e do Palácio do Planalto. Segundo ele, todas as ideias de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo.

O puxão de orelha ocorreu nesta terça-feira (14) em reunião no Palácio do Planalto. O objetivo do encontro é organizar o balanço de ações de 100 dias de governo e prever as próximas medidas para 2023.

O chefe do Executivo ainda pontuou que é importante que as propostas dos ministros também tenham o aval da equipe econômica. Alguns exemplos que não cumpriram essa orientação, segundo Lula, seriam citados na reunião privada. 

O ministro da previdência, Carlos Lupi, já chegou a afirmar que pretendia discutir mudanças nas regras da reforma da Previdência, aprovadas em 2019. Logo depois, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que não havia nenhuma proposta sendo analisada sobre o tema. 

Em outro caso, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que o governo pretendia acabar com o saque-aniversário do FGTS. Logo depois, ele recuou. 

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que estava sendo avaliado um programa com passagens aéreas com valor reduzido para um público-alvo, mas ressaltou que faltava o governo concordar com a proposta.