O presidente Lula desembarcou em Xangai, na China, no final da manhã desta quarta-feira (12) e irá participar da cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do Banco dos Brics nesta quinta (13).
Após o evento, o mandatário se reúne com empresários durante a tarde e à noite segue para Pequim. A sexta (14) deverá ser o dia mais ocupado de Lula na China.
A agenda do chefe do Executivo brasileiro inclui uma reunião com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo, sede do Legislativo chinês. O presidente brasileiro participa de uma cerimônia com flores na Praça da Paz Celestial.
À tarde, Lula se encontra com lideranças sindicais e retorno ao Grande Palácio do Povo para um encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e depois será recebido pelo presidente Xi Jinping.
A programação dos governantes terá um encontro aberto, um evento para assinatura de acordos bilaterais e uma reunião restrita. Por fim, haverá uma cerimônia de troca de presentes, registro de fotos e um jantar oficial.
Antes de retornar ao Brasil, a comitiva realiza uma rápida parada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial no próximo dia 15.
A delegação oficial que acompanha o presidente conta com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Luciana Santos da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social e Juscelino Filho, das Comunicações.
A delegação brasileira também inclui os governadores Jerônimo Rodrigues, da Bahia, Elmano de Freitas, do Ceará, Carlos Brandão, do Maranhão, Helder Barbalho, do Pará, e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.