Lula chama Boric de “jovem apressado” por cobrança sobre Ucrânia

Presidente do Chile pediu por posição mais enfática na condenação da invasão russa ao território ucraniano

BandNews FM

Lula chama Boric de “jovem apressado” por cobrança sobre Ucrânia
Lula chama Boric de “jovem apressado” por cobrança sobre Ucrânia
Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o homólogo chileno, Gabriel Boric, de “jovem apressado” por cobranças sobre um posicionamento mais incisivo contra a invasão russa na Ucrânia. A declaração do brasileiro ocorreu nesta quarta-feira (19) no fim da agenda diplomática na Bélgica.

O petista disse ainda não ter “por que concordar com o Boric, é uma visão dele”. O presidente do Chile pediu uma posição mais firme na questão ucraniana. O país de Volodymyr Zelensky está em guerra com a Rússia desde fevereiro do ano passado.

Boric e Lula participaram nos últimos dias da cúpula entre países da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, e da União Europeia. O documento final do encontro não cita a Rússia, mas pede um fim aos conflitos territoriais no mundo. Os europeus eram favoráveis a uma condenação mais enfática das ações de Vladimir Putin.

Ambos os presidentes sul-americanos são identificados com o campo da esquerda, mas Boric é mais crítico com regimes autoritários. O chileno também condena a situação política na Venezuela e na Nicarágua.

O país do ditador Daniel Ortega, inclusive, foi o único a rejeitar a assinatura do documento conjunto dos 33 países americanos e 25 europeus.

Ainda na Europa, Lula se reuniu com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e os presidentes da França, Colômbia e Argentina. Os países divulgaram um comunicado pedindo por eleições livres na Venezuela e o fim das sanções econômicas contra o país.