O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está avaliando oferecer uma versão do Ministério do Esporte ao Partido Progressistas e ao Republicanos nas negociações com o Centrão.
A proposta prevê a junção do órgão com o Ministério da Pequena e Média Empresa, cuja criação foi anunciada nessa terça-feira (29).
O comando da nova pasta, que se chamaria Ministério do Esporte e do Empreendedorismo, ficaria a cargo do atual deputado André Fufuca, do PP.
Além disso, o Ministério de Portos passaria a ser liderado pelo deputado Sílvio Costa Filho, do Republicanos.
Ambas mudanças foram discutidas em reunião no Palácio do Planalto entre os partidos e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A princípio, o principal alvo do Progressistas é o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente regido por Wellington Dias, mas Lula tem demonstrado resistência em ceder o órgão.
A expectativa do governo é que a entrada dos dois partidos no governo facilite o debate no Congresso de matérias prioritárias.
O impasse sobre a reforma ministerial vem se estendendo desde junho e tem irritado partidos do Centrão, que esperam que ele seja definido com o retorno do presidente.