O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta sexta-feira (25) em Luanda, capital de Angola, para assinar acordos de cooperação com o país. Os tratados preveem apoio nas áreas de agricultura, saúde e educação. O encontro contou com a presença do presidente angolano, João Lourenço e representa a primeira visita de Estado de Lula a um país africano no terceiro mandato.
Ao todo, foram assinados sete acordos. Entre eles, projetos envolvendo o “Escola de Todos”, apoio a micro e pequenas empresas, cooperação entre os ministérios da Saúde e também no turismo sustentável.
“É um momento especial, que simboliza o retorno do Brasil à África”, afirmou Lula. Em discurso, o presidente brasilerio ainda citou que, nos últimos anos, o Brasil tratou os países africanos com indiferença e reiterou que a cooperação foi abandonada.
“Como países detentores de florestas tropicais, Brasil e Angola precisam encontrar soluções de desenvolvimento sustentável, conciliando proteção ambiental com bem-estar e prosperidade para suas populações”, citou Lula.
O presidente fica no país até sábado (26), e a agenda presidencial prevê a participação dele em um fórum econômico e um encontro com autoridades angolanas.