O presidente Lula deve anunciar nesta sexta-feira (09) os nomes dos primeiros ministros do novo governo. A informação foi confirmada pela Presidente do PT, Gleisi Hoffman.
Hoffman destaca que Aloizio Mercadante deve chefiar a Casa Civil, que também terá o papel de articulação política.
O ex-deputado Floriano Pesaro deve ser o nome escolhido para ser o responsável pela parte administrativa do Palácio do Planalto, ou seja, pela Secretaria-geral da Presidência da República.
Já o Senador eleito Flávio Dino é o mais cotado para comandar a pasta da Justiça e da Segurança Pública, que não será mais dividido em dois, como era a expectativa anterior.
Na Defesa, o ministro definido por Lula será José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União.
Na Fazenda, o nome de Fernando Haddad também foi definido.
O anúncio antes de um jogo do Brasil na Copa do Mundo é estratégico. O objetivo é evitar reações negativas do mercado. Nesta quinta-feira (08), Haddad chegou a se encontrar com a equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e afirmou que a conversa foi cordial.
Além disso, o Ministério da Economia será em três pastas, sendo a Fazenda, a Indústria e Comércio Exterior, além do Planejamento.
Por fim, a pasta das Relações Exteriores ainda não tem uma definição e existe dois possíveis nomes para ocupar a vaga. Sendo o primeiro do Senador Jaques Wagner, considerado como uma espécie de coringa pelo futuro Governo, podendo ficar tanto no Palácio do Planalto como em outras áreas.
O segundo nome é de Mauro Vieira, que foi chanceler no governo Dilma Rousseff e é um dos diplomatas mais próximos do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro de Lula para assuntos internacionais.