Lula anuncia nomes dos primeiros ministros do novo governo nesta sexta (09)

Informação foi confirmada pela presidente do PT, Gleisi Hoffman

Rádio BandNews FM

Presidente eleito deve oficializar as indicações amanhã Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente eleito deve oficializar as indicações amanhã
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula deve anunciar nesta sexta-feira (09) os nomes dos primeiros ministros do novo governo. A informação foi confirmada pela Presidente do PT, Gleisi Hoffman.

Hoffman destaca que Aloizio Mercadante deve chefiar a Casa Civil, que também terá o papel de articulação política.

O ex-deputado Floriano Pesaro deve ser o nome escolhido para ser o responsável pela parte administrativa do Palácio do Planalto, ou seja, pela Secretaria-geral da Presidência da República.

Já o Senador eleito Flávio Dino é o mais cotado para comandar a pasta da Justiça e da Segurança Pública, que não será mais dividido em dois, como era a expectativa anterior.

Na Defesa, o ministro definido por Lula será José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União.

Na Fazenda, o nome de Fernando Haddad também foi definido.

O anúncio antes de um jogo do Brasil na Copa do Mundo é estratégico. O objetivo é evitar reações negativas do mercado. Nesta quinta-feira (08), Haddad chegou a se encontrar com a equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e afirmou que a conversa foi cordial.

Além disso, o Ministério da Economia será em três pastas, sendo a Fazenda, a Indústria e Comércio Exterior, além do Planejamento.

Por fim, a pasta das Relações Exteriores ainda não tem uma definição e existe dois possíveis nomes para ocupar a vaga. Sendo o primeiro do Senador Jaques Wagner, considerado como uma espécie de coringa pelo futuro Governo, podendo ficar tanto no Palácio do Planalto como em outras áreas.

O segundo nome é de Mauro Vieira, que foi chanceler no governo Dilma Rousseff e é um dos diplomatas mais próximos do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro de Lula para assuntos internacionais.