O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (02), em evento que celebrava o início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, no Rio de Janeiro, que a Petrobras ficou abandonada nos últimos dez anos e que agora ele terá que recuperar o trabalho feito durante seus governos anteriores.
No ano passado, a empresa petrolífera atingiu um novo recorde na produção total do pré-sal: mais de 2 milhões de barris de óleo foram produzidos e a dívida da companhia diminuiu.
Segundo o presidente o objetivo é explorar os benefícios que a Petrobras pode trazer para o país, ao contrário do que foi feito nas gestões passadas.
“É por isso que estamos tentando recuperar a Petrobras. Porque eles não tiveram coragem de privatizar a empresa porque tinha que passar pelo Congresso Nacional. Então, começaram a vender ativos porque o objetivo era tentar desmontar todo o sistema produtivo. E eles conseguiram desmontar isso. Ela ficou paralisada por mais de 10 anos e agora nós temos que voltar e recuperar tudo de novo.”, declarou Lula.