Lula abre 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e Quaest aponta “voto útil”

Petista aparece com 46% e candidato à reeleição do PL tem 33%

Rádio BandNews FM

Lula abre 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e Quaest aponta “voto útil”
Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, oscilou dois pontos para cima, chegou aos 46% das intenções de voto e abriu vantagem de 13 pontos na mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (28). A quatro dias do primeiro turno, Jair Bolsonaro, do PL, oscilou um ponto para baixo e tem 33% das preferências.

Ciro Gomes, do PDT, tem 6% dos votos, enquanto Simone Tebet aparece com 5%. Soraya Thronicke soma 1%.

Os demais candidatos não pontuaram, são eles: Felipe D’Ávila, do Novo, Vera Lúcia, do PSTU, Sofia Manzano, do PCB, Padre Kelmon, do PTB, Léo Pericles, do UP, e Constituinte Eymael, do DC.

Brancos e nulos são 4% e os indecisos, que não sabem ou não opinaram, somam 5%.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Entre os ouvidos, 24% reconhecem que podem mudar de voto para que Lula vença no primeiro turno. Dos eleitores de Ciro, 27% admitem o voto no petista (1,62 p.p) e 30% dos que optam por Simone topam mudar de voto em favor do primeiro colocado (1,5 p.p).

Segundo análise do presidente da Quaest, Felipe Nunes, os números indicam a possibilidade de “voto útil” em Lula e confirmada a percepção da pesquisa, o petista chegaria aos 49,12% dos votos e teria 53,9% dos votos válidos.

Quando considerados apelas os votos válidos, desconsiderando brancos, nulos e indecisos, Lula aparece com 50,5% e Bolsonaro soma 36,3%. O número indica vitória em primeiro turno do petista, mas com pequena margem.

Na contabilização dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral desconsidera brancos e nulos e soma apenas os votos válidos.

A melhora de Lula na pesquisa ocorre com o aumento das intenções de voto no Nordeste, onde tem 65% das preferências, e entre os mais pobres (56% dizem votar no petista, enquanto Bolsonaro tem 24%).

SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 52% dos votos, contra 38% de Bolsonaro.  Brancos e nulos são 6% e não sabe ou não respondeu somam 4%.

A possível vitória na segunda etapa do pleito viria dos eleitores atualmente com Ciro e Simone, já que a maioria deste eleitorado apoia uma declaração de voto em Lula no eventual segundo turno.

Em 15 dias, quando comparadas as pesquisas Quaest, a rejeição de Bolsonaro passou de 52% para 55% e Lula caiu de 47% para 44%.

O levantamento, contratado pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 pessoas em 120 municípios, entre os dias 24 e 27 de setembro. Pesquisa tem registro no TSE: BR-04371/22.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.