O âncora Luiz Megale, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (2) o iminente 'tarifaço global' anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O republicano já havia declarado, desde a sua vitória nas eleições presidenciais e seu retorno à Casa Branca, que iria por em prática um plano de tributação igualitária, onde países passariam a pagar tarifas equivalentes para importação e exportação nos Estados Unidos.
De acordo com o jornalista, os países que mais serão afetados pela medida são aqueles em desenvolvimento, como Vietnã, Brasil e Índia.
Na visão de Megale, Trump age no meio político como um empresário que administra seus negócios. Para o republicano, não há cenário em que os dois lados, numa negociação, possam ganhar.
"Trump encara os negócios, e o jogo de poder, como um jogo de 'soma-zero'. Para você ganhar, necessariamente, o outro lado deve perder. Não existe, para ele, negócio em que que as duas partes ganham. Se as duas partes ganham, isso significa que ele ganha menos", explicou.