O cenário eleitoral para a disputa à presidência da República deve sofrer alterações nos próximos dias.
O deputado federal, Luciano Bivar, do União Brasil, deve desistir da candidatura e agora vai em busca de alianças com outros partidos. A manifestação foi feita a integrantes do partido dele, que não deve ter um candidato próprio ao Planalto.
Bivar deve tentar a reeleição como deputado federal. Dirigentes do União Brasil devem se reunir na próxima semana para definir a composição dos diretórios estaduais, bem como a composição de alianças.
Já o candidato à presidência pelo Avante, André Janones, abriu conversas com o ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto. O deputado federal admitiu que pode retirar a candidatura para apoiar o petista no primeiro turno das eleições.
Também nesta sexta-feira (29), o PSB aprovou, por aclamação, o nome do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckimin como candidato à vice-presidente na chapa da coligação formada com o Partido dos Trabalhadores. O agora ex-tucano, que entrou para o PSB em março deste ano, vai disputar as eleições de outubro ao lado do ex-presidente Lula, do PT.
Na convenção, petistas e socialistas defenderam que o momento é de reconstrução do país, de novas políticas e novos projetos, e que, apesar de nem sempre estarem juntos em todas eleições, sempre estiveram juntos para garantir governos democráticos, populares e progressistas. A aliança partidária entre o PSB e o PT também envolve outros cinco partidos: PC do B, PV, Solidariedade, Rede e PSOL.